HISTÓRIA DA UMADECRE



about



OS PRIMÓRDIOS DO TRABALHO COM JOVENS

O princípio dos trabalhos com jovens se funde com a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado de Mato Grosso. Consta nos anais históricos que cada pastor de alguma forma deu sua contribuição e apoio para a realização de cultos juvenis.

Os primeiros dados que temos são dos anos 1957-58, quando atuou como coordenadora dos cultos juvenis em Cuiabá a irmã Luiza da Silva, (irmã do saudoso pastor Benedito da Silva - Cáceres - MT). Substituiu-a então jovem Lucia do Carmo, que permaneceu no cargo ate ao o ano de 65. E de sua gestão a realização do 1º Encontro de jovens em Cuiabá MT.


1º. ENCONTRO DE JOVENS EM CUIABÁ – MT

A ideia surgiu durante a Escola Bíblica realizada no ano de 1958. Havia alguns jovens músicos, dentre eles o irmão Cláudio do Carmo e outros representantes de algumas cidades do Estado. Combinaram em fazer encontros bianuais de jovens. O local das realizações foi decidido por sorteio, ficando na seguinte forma: Dourados - 1959, Corumbá 1.961 – Cuiabá 11 a 14 de Janeiro de 1.963. Rondonópolis 1965. (Em Campo Grande seria realizado em 1967, sendo então os encontros definitivamente cancelados por ordem do pastor Cícero Canuto de Lima, então presidente nacional das Assembleias de Deus). O pastor Cícero, fazia questão de participar de todos os encontros, inclusive esteve em Cuiabá. Os irmãos que participaram lembram que o encontro foi muito abençoado, tendo caravanas com jovens de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Rondonópolis, Rio Brilhante, Ponta Porã, etc.. No total calcula-se a participação de uns 500 a 600 jovens. Mais tarde este encontro passou a ser contado como o 1º na lista dos encontros de Cuiabá e Região.

PERÍODO DE TRANSIÇÃO

Em 1.966, irmã Lucia foi substituída por aquele que viria ser seu esposo, o então também jovem José Pires de Andrade, o qual como auxiliar direto do Pastor Eduardo Pablo Joerk, dirigiu os jovens até os primeiros anos da administração do Pastor Sebastião Rodrigues de Souza. Em todo este período o trabalho dos jovens resumia-se na realização de cultos mensais no 3º Sábado na Sede, evangelismos nas praças, visitas nos lares e também foi da iniciativa da liderança dos jovens a criação do Primeiro programa radiofônico: Voz das Assembleias de Deus em 1.966. Que acontecia na apresentação do Ev. Cláudio do Carmo pela Rádio Cultura. Nestes anos o líder era chamado de Presidente dos Jovens.

No ano de 1978 foi organizado o primeiro conjunto de Jovens no Templo Sede, sob a Regência do Jovem Lemuel Lemos Inácio, filho do saudoso Pastor Neemias José Inácio.

Durante alguns anos não foi costume nomear líderes anualmente neste período, podemos dizer que havia um colegiado de jovens que trabalhavam e se apoiavam mutuamente, dos quais de alguns jovens: Jair Fernandes Leite, José Azambuja, Lemuel Lemos, Armando, Silvano Souto, e outros. Neste período a juventude seguia realizando os cultos gerais na sede, tendo uma certa participação dos bairros. Realizavam visitas nos hospitais e faziam de 5 a 6 cultos relâmpagos nas praças de Cuiabá, bem como buscavam ao Senhor em vigílias.

PERIODO DA UMADEMAT

A partir dos anos 80 foi se delineando a liderança do irmão Silvano Souto que com a ajuda dos demais irmãos citados acima, e o Pb. Mauro dos Santos organizou-se a União de Mocidade do Estado de Mato Grosso – UMADEMAT, promoveu ano de Janeiro de 1.983, uma grande campanha Evangelística na Avenida Mato Grosso, com a participação do cantor Severino Silva, seguida do 2º ENCONTRO DE JOVENS , ambos trabalhos desenvolveram-se sob o tema: “ Cristo Vive!” Teve como preletor o então muito conhecido Pr. Idekazu Takayama, o qual foi grandemente abençoado por Deus na ministração da Palavra e copiosa chuva de benção caiu sobre os jovens presentes, muitos dos quais hoje são obreiros e missionários.

ADMINISTRAÇÃO FEVEREIRO/1983 – FEVEREIRO/1984

Nesta administração o trabalho de jovens foi tomando uma nova forma. O então Pb. Mauro dos Santos foi nomeado como superintendente da então UMADEMAT e foi responsável juntamente com os auxiliares Silvano Souto e Gesse de Barros a coordenarem campanhas evangelísticas, finalizando com o 3º ENCONTRO DE JOVENS – 16 a 19 de Fevereiro de l.984. Com o tema: “Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda e a hora do seu juízo” Ap. 14.7. Teve como preletor o Pastor Valdir Bicego e ficou marcado pelo grande derramamento do poder de Deus entre os jovens. Muitos ficavam prostrados após os estudos, outros saiam carregados, os estudos da tarde emendavam com os cultos da noite, pelo grande envolvimento do poder de Deus.

ADMINISTRAÇÃO FEVEREIRO/1984 – FEVEREIRO/1985

O Superintendente de jovens nomeado para esta administração foi o Pb. Gessé de Barros Nascimento, auxiliados pelos jovens Altair Luiz de Moraes (1º vice), José San Martín (2º vice) e Abias (3º vice). Nesta época iniciaram os mini-encontros de jovens organizados pelas congregações. O 4º. ENCONTRO DE JOVENS, aconteceu em Fevereiro 1985, sob o tema: “Este é o caminho andai nele” Is. 30.21 e como preletor o Pastor Samuel Bezerra.

ADMINISTRAÇÃO FEVEREIRO/1985 – FEVEREIRO/1986

Volta do Ev. Mauro dos Santos como superintendente e Valdenor Assis de Oliveira como Secretário e Odenir Rodrigues como tesoureiro. Houve uma reestruturação da Secretaria com cadastramento de todos os trabalhos e líderes das congregações. Nesta administração foram realizados 9 encontros de oração, 7 mini-encontros de jovens e 5 campanhas: Evangelismo de Última Hora. Finalizou-se com o 4º. ENCONTRO DE JOVENS – 2 a 8 de Fevereiro de 1.986, tema: “Enchei-vos do Espírito” Ef. 5:18. Neste encontro houve 5 reuniões instrutivas separadas, sendo: 2 para moças, 2 para rapazes, l para os pais. O fechamento do Encontro aconteceu com 4 cultos simultâneos na Sede, Várzea Grande, Morada da Serra e Jardim Paulista.

INÍCIO DA UMADECRE ADMINISTRAÇÃO FEVEREIRO/1986 – FEVEREIRO/1987

Superintendente foi o Ev. Josuel da Silva. Nesta data se discutiu que na realidade os encontros aqui organizados não abrangiam todo o Estado, então seria criado uma sigla para Cuiabá e Região, a exemplo de outros campos que já tinham as suas siglas. Decidiu-se por UMADECRE - União de Mocidade das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região. No caso da UMADEMAT, ficou em aberto para possível organização de uma diretoria promovendo um encontro rotatório a nível estadual, o que ainda espera por acontecer. O 5º. ENCONTRO DE JOVENS, Fevereiro de 1987, foi um grande evento realizado no Ginásio Coberto da UFMT, com a primeira Grande Banda com 180 componentes, um conjunto com 300 jovens, registraram cerca de 200 conversões e as grandes reuniões chegaram a conter 8000 participantes. O tema foi: “Jovem Levanta-te e Resplandece” Is. 61:1. O preletor convidado foi Gesiel Gomes. ( A partir deste evento os encontros passaram a ter diversos preletores pelo que não vamos cita-los mais).

HOJE

Atualmente a UMADECRE possui 22 Regionais que abrange 94 setores e aproximadamente 400 congregações, estima-se que cerca de 10.000 jovens batizados participam deste grande departamento, onde conta com uma grande diretoria de Superintendente, Financeiros, Secretários, Líderes de Evangelismos, Dirigentes da Vigília, Coordenação Feminina, Departamento dos Ceifeiros, Comunicação, Marketing, Fotografia, Eventos, Assessores, Regentes e Monitores.

A UMADECRE durante todo o ano realiza projetos de Evangelização (Semeando Paz) tanto em Cuiabá e Várzea Grande como nas Regiões ribeirinhas com trabalhos sociais (Fé e Obras) e de Revestimento espiritual (Revesti-vos), bem como Fórum para Líderes, Fórum para Jovens, Dia com Deus (ambientes separados para moças e rapazes), EBJ (Escola Bíblica para Jovens) no intuito de alicerçar o Jovem no Caminho do Senhor Jesus Cristo.

A Confraternização da UMADECRE acontece anualmente no período do carnaval iniciando sempre na Quinta-Feira que antecede a Terça de Carnaval, sendo de Quinta à Terça do mesmo período.

Acontece no Centro de Evangelismo da Igreja Evangélica Assembleias de Deus (Grande Templo), conta com a presença diária de mais de 30 mil pessoas de público e serve mais de 15 mil refeições gratuitas por dia.

O principal trabalho da UMADECRE é no âmbito espiritual e está diretamente ligado à religiosidade do povo cuiabano. Além das questões espirituais, a festividade de jovens tem trazido cada vez mais números positivos para o município de Cuiabá, tendo em vista que os jovens e frequentadores deste evento, deixam de ir à eventos do carnaval, não consomem álcool, não se envolvem em brigas e outros atos de violência, não cometem violência contra mulher, não traz ao município prejuízos nas áreas de saúde e segurança.

Enfim, a UMADECRE sempre será um porto seguro para os munícipes que buscam Paz e Alegria para suas vidas. É um evento aberto e gratuito à todos, independente de sexo, etnia, política ou credo.

No ano de 2019 a Confraternização da UMADECRE realizar-se-á nos dias de 28/02 a 05/03, e terá como tema: EU SOU DE CRISTO. 1 Corintios 11.1
O Presidente da UMADECRE é o Pastor Sebastião Rodrigues de Souza e o Superintendente é o Pastor Rogério Moreira dos Anjos.